TOPO-PAGS-4

 

 

A Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004,  institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que, em seu Art. 11, define que cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A CPA tem as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep, devendo ter atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.
A auto avaliação institucional realizada pela CPA deve contemplar cinco eixos, formados a partir de dez dimensões, anteriormente utilizadas para o mesmo fim:

• Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes.

• Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.

• Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.

• Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.

• Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.

A CPA é responsável por implementar, semestralmente, a Autoavaliação Institucional e formular propostas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Faculdade Plus.

A Autoavaliação visa o reconhecimento e a identificação de fragilidades e potencialidades buscando a melhoria efetiva e contínua da Instituição.

Sendo assim, a participação nas pesquisas é de extrema importância para que possamos aplicar as devidas melhorias.

 

APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ACONTECE DE 01 A 15 DE OUTUBRO/2018

 

Professores e alunos dos cursos superiores, bem como servidores técnico-administrativos, poderão participar, do processo de autoavaliação institucional, promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Para participar, é preciso responder um questionário que abrange dez dimensões, envolvendo aspectos acadêmicos e institucionais, divididas em 5 eixos. Os questionários são anônimos, porém, para controle dos respondentes será fornecido pela CPA.

A auto avaliação, realizada anualmente, é uma exigência legal. Trata-se de um diagnóstico das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, para subsidiar o planejamento e a definição de políticas que visem a melhoria do desempenho institucional.

Cabe à CPA conduzir os processos de avaliação institucional do PLUS, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conformidade com o que determina a legislação vigente.

O objetivo maior da CPA é conhecer a PLUS, suas potencialidades e fragilidades, fazendo um diagnóstico pautado na opinião da comunidade. Este é o momento de cada aluno e colaborador opinar a respeito da nossa instituição e nos ajudar a fazer uma PLUS cada dia melhor.

CALENDÁRIO DE 2018 DAS AVALIAÇÕES DA CPA.

 

Fique atento ao período! A sua opinião é muito importante para nós.

CALENDÁRIO DE 2019 DAS AVALIAÇÕES DA CPA.