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Batizada de ‘A Acessibilidade’ (The Accessibility), logomarca foi desenvolvida para aumentar a consciência sobre o universo da pessoa com deficiência.

Você já viu este símbolo antes? Este é o símbolo de acessibilidade universal proposto pela ONU em 2015.

A imagem traz uma forma humana com os braços e pernas abertos dentro de um círculo, os pés e as mãos são representados por pontos azuis que se conectam com o círculo. De acordo com a ONU, essa figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo simboliza a inclusão de pessoas com todas as qualidades em todos os lugares, representando a harmonia entre o ser humano e a sociedade.

Apesar de o símbolo existir desde 2015, ele ainda é pouco utilizado. É muito mais comum encontrarmos espaços e materiais acessíveis sinalizados com o símbolo de acessibilidade antigo – o desenho de um cadeirante sobre um fundo azul.

No entanto este novo símbolo foi criado justamente porque o sinal antigo não abrange o conceito de acessibilidade em sua totalidade e nem representa todos os tipos de deficiência. Importante compreender que acessibilidade vai muito além de uma rampa e que não é somente a deficiência física que necessita de ambientes acessíveis.

O surgimento de um novo conceito sempre necessita de um tempo de apropriação e de transição, cabe a nós também divulgar e disseminar o novo símbolo de acessibilidade para que as pessoas se familiarizem com ele e conheçam seu significado.

Texto: Ariadne Senna, criadora da campanha e assessora da Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. A campanha começou no dia 28 de junho, e serão 27 dias até o dia do aniversário da Lei de Cotas (artigo 93 da Lei 8.213 de 1991), no dia 24 de julho.