
Alfabetização e Letramento
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Aprovado pela Resolução – CTC: 206|2012 Portaria: 202|2012
COORDENAÇÃO: Prof. Ms. Cleison Rabelo
CARGA HORÁRIA: 510h
Objetiva-se, com o curso de Especialização em Alfabetização e Letramento – 420h , a formação de professores-pesquisadores aptos ao desenvolvimento de métodos e intervenções eficientes e eficazes no ensino-aprendizagem para crianças no processo de alfabetização; compreender a importância científica da Alfabetização e do Letramento na aquisição da leitura e da escrita; aprimorar seus conhecimentos em relação à alfabetização de jovens e adultos, repensando, nesse sentido, as questões da alfabetização no país, valorizando o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição dos processos de leitura e escrita.
PÚBLICO ALVO: Alunos egressos de cursos da área de Ciências Humanas, com foco, sem exclusividade, nas Licenciaturas. Também a profissionais que atuam em escolas/empresas/ONGs como coordenadores pedagógicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos.
Profissionais da educação, como professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, pedagogos, psicopedagogos, diretores, coordenadores, supervisores e orientadores educacionais; Pais e responsáveis (com nível de graduação) de crianças em idade escolar e Graduados de quaisquer cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.
OBJETIVOS: Capacitar profissionais que atuam na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, através da reflexão, discussão coletiva e aprofundamento das práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e letramento.
Matriz Curricular
- Metodologia da pesquisa em educação
- Didática do ensino superior
- Pluralismo cultural nos processos educacionais
- Teorias e tendências pedagógicas
- Teorias cognitivas da aprendizagem
- Aprendizagem na alfabetização e suas complexidades
- Psicogênese e aquisição da linguagem oral e escrita
- Alfabetização e letramento: conceitos e metodologias
- Alfabetização matemática e atividades lúdicas
- Literatura infantil e contação de histórias
- Oficinas de artes: corpo e movimento
- Culturas, políticas e práticas de inclusão
- Alfabetização e letramento: fundamentos, metodologia e avaliação
- Alfabetização de jovens e adultos
- Educação : interfaces da alfabetizaçao
- Orientação do TCC: artigo científico